#TAG Tratamento Facial

É extremamente importante saber como limpar a pele do rosto corretamente, pois a limpeza, além de remover a sujeira, controla o excesso de óleo na superfície e nos poros, e ajuda no processo de renovação das células, o que garante uma pele viçosa, com aspecto saudável. Porém, além da limpeza, é extremamente importante tonificar e hidratar a pele! E por este motivo, eu criei a TAG Tratamento Facial e trouxe algumas dicas para vocês sobre cuidados com a pele.

  • 1. Higienização da pele.
  • Se você estiver maquiada, o 1º passo será retirar a maquiagem com um demaquilante, e então lavar o rosto com o sabonete de sua preferência, e de acordo com o seu tipo de pele.
    Hoje em dia o mercado dispõe dos mais diversos tipos de sabonetes: para pele seca, mista, oleosa, acneica, com poros dilatados, com cravo em excesso, etc. Eu acredito que o ideal é escolher o sabonete conforme o seu tipo de pele, e, se algo realmente te incomoda, como poros dilatados, ou cravos, escolha um tratamento específico para isso. Porém, é apenas a minha opinião, e se você preferir um sabonete que já cuide de todos os problemas, se joga!
    Não sabe identificar o seu tipo de pele? Nós te ajudamos:

    1.1 – Tipos de pele:

    Pele Oleosa: apresenta um brilho excessivo devido à alta produção de óleo, e poros dilatados. Normalmente, a pessoa com este tipo de pele possui excesso de espinhas e cravos.

    Pele Mista: possui alta produção de óleo na Zona T (testa, nariz e queixo), e é seca no restante do rosto.

    Pele Normal: é aquela invejada por todos os outros, haha! Os poros são fechados, e possui um viço bonito, com aspecto saudável, resultado da produção equilibrada de óleo.

    Pele Seca: possui aspecto opaco, sem vida, e costuma ser áspera. Sem uma boa preparação de pele, a maquiagem “craquela”.

  • 2. Tonificação da pele.
  • Parece mentira, mas mesmo após retirar a maquiagem e lavar o rosto, ainda existem algumas sujeirinhas impregnadas em nossa pele. O tônico ou o adstringente facial, irão ajudar a remover esses resíduos, e a controlar o pH da pele, completando a etapa de limpeza.
    Assim como os sabonetes, existem diversas modalidades de tônicos faciais: para acalmar a pele, energizar, hidratar, etc. Novamente, cabe à você decidir qual a sua prioridade e fazer a sua escolha. A minha pele é mista à oleosa, portanto, eu prefiro adstringentes. No momento, estou utilizando a Loção Adstringente Pure Zone, da L’oréal.
    E neste post, o M de Mulher, indica alguns tônicos, para todos os bolsos (os preços variam de R$ 19,00 à R$ 63,00).

    2.1 – Qual a diferença entre tônico e adstringente?
    Especificações à parte (acalmar, energizar, etc) o tônico auxilia na microcirculação e na hidratação, sendo indicado para todos os tipos de pele. Enquanto o adstringente é indicado para peles mistas ou oleosas, pois além de tonificar, irá ajudar no controle da oleosidade da sua pele.
    Continua com dúvidas? Aqui tem um post bacana sobre o assunto.

  • 3. Hidratação da pele.
  • Os hidratantes também são classificados conforme o seu tipo dele. Existem os específicos para uso durante o dia (normalmente com fator solar), e outros para uso noturno.

    3.1 E qual a diferença entre hidratantes diurnos e noturnos?

    Além do óbvio, é a composição. Os hidratantes diurnos costumam ser mais leves, com filtro solar e ação antioxidante, ou seja, protegem nossa pele da ação dos radicais livres. A maioria possui Vitamina E, que ajuda a “despertar” a pele. Já os hidratantes noturnos, são mais potentes, e ajudam na renovação celular, ou seja, possuem ácidos, e não podem ser utilizados durante o dia, pois podem causar irritação e até manchas na pele.

    “A pele é naturalmente protegida por uma camada fina de água e óleo, produzido pelas glândulas sebáceas. A função dessa camada é a de manter o balanço natural da pele, protegendo-a contra os agentes agressores externos, como o vento, frio e calor, poluição e umidade. Muitas vezes a pele se torna áspera e seca devido, em parte, a esses agressores externos que danificam a camada protetora. É aqui que entram os hidratantes, cuja função é ajudar a pele a encontrar o seu balanço natural e recompor essa camada de proteção.” – Cuidados com a Pele.Org

    Porque eu adicionei esse texto? Porque, às vezes, nós utilizamos um hidratante e nem sempre obtemos o resultado esperado. Não porque o produto é de baixa qualidade, mas porque nós não sabemos qual a real função dele. Logo, se a sua pele é Seca, o seu hidratante vai ajudar a hidratá-la (reposição de água e óleo), mas não vai milagrosamente transformar a sua pele em Normal ou Mista, porque simplesmente não é a função dele. E vice-versa. Para esse tipo de função existem tratamentos específicos, e para encontrar o seu, o ideal é consultar um dermatologista.

    Além desses 3 passos, existem outras dicas que você deve seguir para manter uma pele bonita e saudável, como beber muita água e sempre utilizar protetor solar. Este site possui ótimas dicas para quem gosta de manter cuidados diários com a pele.

    E vocês, possuem uma rotina de cuidados com a pele?

    Beijos,

    Anúncios

    4 Comentários (+adicionar seu?)

    1. Fabíola
      jun 05, 2012 @ 14:22:46

      Oi flor amei as dicas e sinceramente eu não sabia a diferença entre tônico e adstringente adorei suas dicas
      beijos
      @fabiolabatista_

      Responder

    2. Lucy Viana
      jun 07, 2012 @ 11:09:36

      Patricia as vezes da preguiça tirar a make, mas sabe com é, não tenho mais aquela pele lisinha, não sou mais meninota então a higiene na face pra mim é indispensável!

      Obrigada pela visita no blog!
      Beijos

      Responder

      • Paty - Empório de Luxe
        jun 07, 2012 @ 16:29:47

        Oi Lucy ^^

        Antes eu não ligava muito pra isso, mas depois que comecei a seguir a rotina, minha pele mudou muito… sinto ela bem mais lisinha, e sem aqueles litros de óleo rsrs… indispensável mesmo ;D

        E eu que agradeço a visita aqui, viu!

        Beijão

        Responder

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: